9.6.24

“The Blackadder” - Rowan Atkinson & Richard Curtis & Ben Elton (Reino Unido, 1983-1989)

Sinopse:
Tudo começa na Idade Média, quando o príncipe Edmund (Rowan Atkinson) planeja, com a ajuda de seu escudeiro Baldrick (Tony Robinson), montar um esquema para tomar a coroa de seu pai e de seu irmão. Por conta disso, ele vive enfrentando situações comicamente trágicas enquanto tenta alcançar seu objetivo. Depois da Idade Média, a dupla Edmund-Baldrick enfrenta outros dilemas em outras eras da história britânica: no reinado de Elizabeth I, no final do século XIX durante a regência do príncipe George e durante a Primeira Guerra Mundial.
Comentário: Segundo o site IMDB “’The Blackadder’ é baseado em Edmund, o antagonista da peça ‘Rei Lear’ de William Shakespeare: um intrigante filho ilegítimo de um rei que planeja tomar a coroa para si”. A série cômica teve 4 temporadas, cada uma delas ambientada numa era da história britânica, mas sempre com a dupla Edmund-Baldrick como protagonista. A série teve 4 temporadas, sendo elas:
- Temporada 1 - "The Black Adder" (1982-1983) – 7 Episódios
A saga começa com uma história medieval. Edmund (Rowan Atkinson), duque de Edimburgo, é o filho mais novo e muito desprezado do rei Ricardo IV (Brian Blessed). Assombrado por seu tio Ricardo III (Peter Cook), a quem matou por engano, ele se esconde nos corredores do poder do castelo, planejando levar a melhor sobre seu esplêndido irmão mais velho, Harry (Robert East).
- Temporada 2 - "Blockaders II" (1986) – 6 Episódios
Agora um favorito na Corte de Elizabeth I (Miranda Richardson), Edmund Blackadder (Rowan Atkinson) evita que sua cabeça seja decepada pela caprichosa rainha com inteligência e astúcia afiadas. Enquanto isso, seu rival Lord Melchett (Stephen Fry), não perde a oportunidade de tentar desonrá-lo. Mais uma vez, Blackadder é acompanhado por uma pequena turba da ralé, incluindo Baldrick (Tony Robinson) e o estúpido Percy (Tim McInnerny), juntos eles conseguem diminuir todo o glamour da Idade de Ouro da Inglaterra.
- Temporada 3 - "Blackadder The Third" (1987) – 6 Episódios
A terceira temporada vê a sorte da família Blackadder em declínio com o advento do período da Regência. Edmund (Rowan Atkinson) é agora mordomo e confidente de George, o Príncipe Regente (Hugh Laurie), um idiota elegante que nem consegue descobrir como vestir suas próprias calças. Mas é uma oportunidade ideal para Blackadder ganhar muito dinheiro e até mesmo se tornar o próprio Príncipe Regente. Infelizmente, ele passa da calamidade ao desastre com a pouca ajuda construtiva de seu imbecil companheiro Baldrick (Tony Robinson).
- Temporada 4 - "Blackadder Goes Forth" (1989) – 6 Episódios
A aclamada série final mostra o cansado Capitão Blackadder (Rowan Atkinson) na Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial. Tendo ingressado no Exército Britânico quando este era pouco mais que uma agência de viagens para cavalheiros com um desejo sexual anormalmente elevado, ele não está muito feliz em estar nas trincheiras enfrentando quatro milhões de metralhadoras alemãs. Seria um pouco mais suportável se os planos de batalha do General Melchett (Stephen Fry) fossem menos suicidas e se a cozinha do soldado Baldrick (Tony Robinson) não se limitasse ao preparo de ratos.
Além das 4 temporadas, foram lançados alguns curtas e médias metragens aproveitando o sucesso da dupla como "Blackadder: The Cavalier Years", "Blackadder: Woman's Hour Invasion", "Blackadder's Christmas Carol", "The Shakespeare Sketch", "Blackadder: Back and Forth", "Blackadder: The Army Years" (Royal Variety Performance), "Blackadder: I Have a Cunning Plan" and "Britain's Best Sitcom: Blackadder".
O que eu achei: Conheci a série nos anos 1990 por conta de sua exibição no canal Eurochannel. Eu e meu marido gostávamos tanto dos episódios que acabamos comprando a caixa com os DVDs. A série, criada por Rowan Atkinson, Richard Curtis e Ben Elton, é um clássico estrelado por Rowan Atkinson no papel principal, um comediante que se tornaria conhecido internacionalmente anos depois pelo personagem Mr. Bean. Mas dizem que foi com Blackadder que o ator conquistou o respeito da crítica. A série é situada em diferentes períodos da história da Inglaterra a cada temporada: Idade Média, período elizabetano, final do século XIX e 1ª Guerra Mundial, sempre com o personagem Edmund Blackadder procurando se dar bem. Nunca foi dito que os personagens das temporadas seguintes eram descendentes do primeiro Blackadder, embora todos sejam interpretados por Atkinson. Pode ser que o nome Edmund Blackadder tenha sido utilizado apenas como referência à ideia de que por trás de cada momento histórico existia uma víbora (blackadder significa víbora negra). A Lovefilm, empresa do grupo Amazon que trabalha com o serviço de streamings de filmes e séries no Reino Unido, realizou uma pesquisa entre seus clientes para selecionar as dez melhores séries britânicas de todos os tempos. Participaram da pesquisa cerca de 13.500 assinantes do serviço que elegeram "Blackadder" a melhor produção. De fato quem teve o prazer de conhecer a série, não a esquece. É um dos clássicos da TV britânica que, com certeza, vale muito a pena ser visto.