Sinopse: O detetive aposentado John Scottie (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, um amigo pede a John que siga sua esposa (Kim Novak). Ele aceita a tarefa e começa a segui-la por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.
Comentário: Trata-se do filme número 4 da lista dos 100 Essenciais elaborada pela Revista Bravo! em 2007. A matéria diz: "Hitchcock, o mestre do suspense. A alcunha caiu tão bem ao diretor britânico que pouca gente se dá conta de que ele foi, de fato, um mestre do cinema. Até o início dos anos 1950, sua carreira havia sido marcada por thrillers psicológicos, pela habilidade em manipular os medos da plateia e por uma sofisticação na encenação, enriquecida por uma visão de mundo amarga, feita de sentimentos de culpa e pecado, tingida com uma ironia britânica. O público sempre o adorou, mas a crítica considerava seus filmes sem substância. Até que um grupo de redatores da revista Cahiers du Cinéma, tendo à frente os futuros cineastas François Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e Claude Chabrol, revelou que desde as origens a obra do diretor havia sido construída com inteligência e estilo inconfundíveis. Seus integrantes cunharam, a partir daí uma teoria que identificava o diretor inglês como autor, da mesma maneira que artistas de outros campos, como escritores e pintores, são considerados autores de seus trabalhos. Depois de títulos geniais, como 'Janela Indiscreta, feito em 1954, Hitchcock alcançou o ápice em 'Um Corpo Que Cai'. A trama segue o policial Scottie (James Stewart), afastado da profissão por ser vítima de acrofobia (meda de altura), que lhe impede o exercício do cargo. Convidado por um antigo colega, ele aceita a tarefa de seguir os passos da esposa deste, Madeleine (Kim Novak), que se supõe uma reencarnação de uma antepassada cujo comportamento estranho culminou em suicídio. Revelar a segunda parte da trama seria estragar o prazer. Mas basta deixar claro o jogo que Hitchcock propõe ao espectador, de identificação por meio do olhar de Scottie, que espreita uma ação e se envolve emocionalmente nela, do mesmo modo que nós quando estamos sentados no cinema. É um filme sobre a imagem e o poder dela na manipulação de nossas percepções, uma encenação de um drama e a maneira que nós o vivenciamos como se fizéssemos parte dele. Ou seja, aqui Hitchcock leva ao extremo a lógica que utilizou para produzir emoções, ao mesmo tempo em que expõe o mecanismo que o cinema recorre para obter tais efeitos". Deteriorados pelo tempo e pela má conservação, os negativos originais do filme foram restaurados completamente em 1996, a um custo de um milhão de dólares, por Robert Harris e James Katzos. O mundo agradece. É outro filme imperdível do diretor.