
Comentário: Edward Berger (1970) é um diretor e roteirista suíço, nascido na Alemanha Ocidental. Ele dirigiu em torno de 27 filmes, dentre eles “Jack” (2014), a minissérie “Deutschland 83” (2015) e "Nada de Novo no Front" (2022) que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme Internacional. "Nada de Novo no Front" (2022) foi o único filme que vi dele.
Segundo Christopher Lamb da CNN, “Em um ano marcado por importantes eleições políticas nos Estados Unidos, é apropriado que um novo filme lance luz sobre um processo de votação antigo e altamente secreto: a escolha de um novo papa.
‘Conclave’ [possui] um elenco estelar com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, trazendo à vida a intensa mistura de mistério, ritual, tradição e, principalmente, a política do processo de seleção papal.
O filme muito aguardado, que já desperta burburinho para as premiações, é baseado no livro de 2016 do romancista britânico Robert Harris, que se descreve como uma história sobre o ‘poder de Deus e a ambição dos homens’, e imagina como poderia ser o próximo conclave. Central para a trama é a tensão entre as figuras mais importantes da Igreja Católica Romana entre as demandas de sua fé e o desejo pelo alto cargo.
O filme retrata as discussões em voz baixa nos corredores do Vaticano e as sutis articulações políticas nos bastidores de um processo em que qualquer um visto fazendo campanha para o cargo provavelmente será descartado.
O Bispo Robert Barron, fundador do ministério católico de mídia Word on Fire e um dos católicos mais seguidos nas redes sociais, disse a seus seguidores no X para ‘correrem para longe do filme o mais rápido possível’. Ele disse que o longa envia uma mensagem de que o único caminho para a igreja é abraçar ‘as palavras de ordem progressistas de diversidade, inclusão, indiferença à doutrina’. Ele disse que o filme retrata injustamente a hierarquia da igreja como um ‘foco de ambição, corrupção e egoísmo desesperado’. E acrescentou: ‘Conservadores são extremistas xenófobos e os liberais são conspiradores presunçosos’.
O filme tenta mostrar a batalha pela alma da igreja que ocorre durante uma eleição papal, destacando tensões entre progressistas e tradicionalistas, o papel (ou a falta) das mulheres e, no caso do personagem de Fiennes, Cardeal Lawrence, uma crise de fé.
Para os observadores da Igreja Católica, a grande questão para o próximo conclave da vida real será se os cardeais escolherão um papa que continue no molde mais aberto do Papa Francisco, ou se forças contrárias ao seu papado conseguirão mudar as coisas em uma direção alternativa.
Para os cardeais, o desafio será encontrar um candidato que tenha um apelo amplo o suficiente e a credibilidade pessoal para ser escolhido para o papel. Embora esta seja uma consideração política, na teologia católica os eleitores devem ser guiados pelo Espírito Santo.
Steven P. Millies, diretor do Centro Bernardin na Catholic Theological Union, uma faculdade teológica em Chicago, disse que a representação do processo no filme é verificada por relatos de cardeais de que os conclaves são um exercício de ‘construção cuidadosa de coalizão’ enquanto ponderam o futuro da igreja. ‘Um conclave é um evento político no melhor sentido da política: é uma consideração pensativa, até mesmo orante, sobre o futuro de uma comunidade’, ele disse à CNN. ‘A politicagem não nega o envolvimento do Espírito Santo (nem o garante, é claro). Se o Espírito é ouvido, depende dos cardeais. Mas o Espírito está presente, e a contagem de votos é uma parte necessária do processo’.
Para evitar lobby externo e garantir que os cardeais estejam livres para escolher quem acham ser o melhor homem para o trabalho, os conclaves acontecem em estrita confidencialidade, com os participantes isolados do mundo. Eles são proibidos de falar com qualquer pessoa fora do processo, que pode levar vários dias, incluindo ler relatórios da mídia ou receber mensagens. Apenas cardeais abaixo dos 80 anos têm direito a voto. Eles os depositam na Capela Sistina, diante da impressionante visão do ‘Juízo Final’ de Michelangelo, escrevendo suas escolhas em cédulas de papel que são então queimadas após serem contadas. As rodadas de votação continuam até que um candidato tenha uma super maioria de dois terços. A multidão que espera do lado de fora é informada que um Papa foi eleito quando a chaminé acima da Capela Sistina solta fumaça branca.
O filme se esforça para ser o mais realista possível. Harris foi auxiliado em seu romance pelo falecido cardeal inglês Cormac Murphy O’Connor, que participou dos conclaves de 2005 e 2013, enquanto o roteirista Peter Straughan e os cineastas receberam um tour privado pela Capela Sistina. O filme acerta em muitos detalhes. Vemos cardeais chegando com suas malas de pernoite ao iniciarem o processo e cenas deles fumando um cigarro antes. Ele recria os quartos na casa de hóspedes – a Domus Sanctae Marthae – onde os cardeais se hospedam durante o conclave, com refeições comunitárias e ônibus transportando-os de um lado para outro entre as sessões de votação. Também nos é mostrado o lacramento do quarto do Papa falecido e a destruição de seu anel, os juramentos feitos pelos cardeais antes da votação, o uso de produtos químicos para garantir a cor correta da fumaça que sai da chaminé para indicar o resultado (preta para nenhuma decisão e branca para mostrar que um papa foi escolhido), e a varredura da Capela Sistina em busca de dispositivos de escuta. Há, no entanto, pequenos erros, como detalhes sobre a disposição das mesas na Capela Sistina e a forma como os cardeais se dirigem uns aos outros. Mas a parte menos crível do filme é seu improvável final, que não revelaremos aqui”.
O que disse a crítica: Marcelo Müller do site Papo de Cinema avaliou com 3,5 estrelas, ou seja, muito bom. Escreveu: “’Conclave’ é aquele tipo de filme que costumeiramente denominamos de cinemão. Visualmente bonito, bem filmado, com interpretações fortes e mensagens claras (...) ele é feito muito mais de gestos enfáticos do que de subentendidos. Suas pautas e observações estão disponíveis na superfície, ou seja, não é preciso mergulhar em metáforas ou afins para compreender sobre o que a trama fala, pois ela discute tudo abertamente. (...) Há muito assuntos inseridos nesse trâmite burocrático do conclave. No entanto, nenhum deles ganha tantos aprofundamentos”. Outro problema, segundo ele, é que “a produção tem um elenco espetacular, mas alguns de seus membros são subaproveitados”.
Alexandre Almeida do site Omelete avaliou com 5 estrelas, ou seja, obra-prima. Disse: “’Conclave’ acha espaço para discussões atuais que a escolha do líder de uma potência com mais de 1.3 bilhão de seguidores sempre deveria exigir. É uma missão tão grande quanto salvar o mundo de um conflito nuclear ou desmantelar o assassinato de um presidente, e Berger entende isso ao fazer um dos grandes filmes do ano - e um thriller, no mínimo, sensacional”.
O que eu achei: O filme é muito bom. Eu já havia gostado bastante de “Nada de Novo no Front” (2022), do mesmo diretor, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional e agora, novamente, ele produz um filme bem executado, com uma fotografia, produção de arte e trilha sonora de primeira categoria e com um elenco excelente - Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, dentre outros – para nos contar como se dá um conclave, ou seja, a escolha de um novo papa. Então, se você, assim como eu, é fã dessas tramas que se passam no Vaticano, vai ter aqui um prato cheio, pois todo esse processo de votação, com toda a politicagem, intrigas, jogos de poder, candidatos progressistas de um lado e tradicionalistas de outro, mostrando homens falhos devido sua natureza humana ocupando cargos celestiais designados por Deus, fazendo suas campanhas e usando de artimanhas para derrubar um ou outro concorrente, estão presentes. É aquele tipo de filme conhecido como cinemão, mostrado naquela forma mais clássica com começo, meio e fim em ordem cronológica e sem muito espaço para invencionices contemporâneas. Um filme que não exige nenhum esforço do espectador para desvendar subtextos ou ler algo nas entrelinhas. O único porém fica por conta do fim extremamente improvável, não por conta de quem é escolhido nesse conclave, mas por conta da forma como o vencedor consegue reunir mais de 2/3 dos votos, mostrando uma igreja humanista e bem intencionada o que é pouco provável que seja assim na vida real. O filme termina e fica muito claro porque Ralph Fiennes foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. Sua performance é digna de ser colocada em um altar.
Segundo Christopher Lamb da CNN, “Em um ano marcado por importantes eleições políticas nos Estados Unidos, é apropriado que um novo filme lance luz sobre um processo de votação antigo e altamente secreto: a escolha de um novo papa.
‘Conclave’ [possui] um elenco estelar com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, trazendo à vida a intensa mistura de mistério, ritual, tradição e, principalmente, a política do processo de seleção papal.
O filme muito aguardado, que já desperta burburinho para as premiações, é baseado no livro de 2016 do romancista britânico Robert Harris, que se descreve como uma história sobre o ‘poder de Deus e a ambição dos homens’, e imagina como poderia ser o próximo conclave. Central para a trama é a tensão entre as figuras mais importantes da Igreja Católica Romana entre as demandas de sua fé e o desejo pelo alto cargo.
O filme retrata as discussões em voz baixa nos corredores do Vaticano e as sutis articulações políticas nos bastidores de um processo em que qualquer um visto fazendo campanha para o cargo provavelmente será descartado.
O Bispo Robert Barron, fundador do ministério católico de mídia Word on Fire e um dos católicos mais seguidos nas redes sociais, disse a seus seguidores no X para ‘correrem para longe do filme o mais rápido possível’. Ele disse que o longa envia uma mensagem de que o único caminho para a igreja é abraçar ‘as palavras de ordem progressistas de diversidade, inclusão, indiferença à doutrina’. Ele disse que o filme retrata injustamente a hierarquia da igreja como um ‘foco de ambição, corrupção e egoísmo desesperado’. E acrescentou: ‘Conservadores são extremistas xenófobos e os liberais são conspiradores presunçosos’.
O filme tenta mostrar a batalha pela alma da igreja que ocorre durante uma eleição papal, destacando tensões entre progressistas e tradicionalistas, o papel (ou a falta) das mulheres e, no caso do personagem de Fiennes, Cardeal Lawrence, uma crise de fé.
Para os observadores da Igreja Católica, a grande questão para o próximo conclave da vida real será se os cardeais escolherão um papa que continue no molde mais aberto do Papa Francisco, ou se forças contrárias ao seu papado conseguirão mudar as coisas em uma direção alternativa.
Para os cardeais, o desafio será encontrar um candidato que tenha um apelo amplo o suficiente e a credibilidade pessoal para ser escolhido para o papel. Embora esta seja uma consideração política, na teologia católica os eleitores devem ser guiados pelo Espírito Santo.
Steven P. Millies, diretor do Centro Bernardin na Catholic Theological Union, uma faculdade teológica em Chicago, disse que a representação do processo no filme é verificada por relatos de cardeais de que os conclaves são um exercício de ‘construção cuidadosa de coalizão’ enquanto ponderam o futuro da igreja. ‘Um conclave é um evento político no melhor sentido da política: é uma consideração pensativa, até mesmo orante, sobre o futuro de uma comunidade’, ele disse à CNN. ‘A politicagem não nega o envolvimento do Espírito Santo (nem o garante, é claro). Se o Espírito é ouvido, depende dos cardeais. Mas o Espírito está presente, e a contagem de votos é uma parte necessária do processo’.
Para evitar lobby externo e garantir que os cardeais estejam livres para escolher quem acham ser o melhor homem para o trabalho, os conclaves acontecem em estrita confidencialidade, com os participantes isolados do mundo. Eles são proibidos de falar com qualquer pessoa fora do processo, que pode levar vários dias, incluindo ler relatórios da mídia ou receber mensagens. Apenas cardeais abaixo dos 80 anos têm direito a voto. Eles os depositam na Capela Sistina, diante da impressionante visão do ‘Juízo Final’ de Michelangelo, escrevendo suas escolhas em cédulas de papel que são então queimadas após serem contadas. As rodadas de votação continuam até que um candidato tenha uma super maioria de dois terços. A multidão que espera do lado de fora é informada que um Papa foi eleito quando a chaminé acima da Capela Sistina solta fumaça branca.
O filme se esforça para ser o mais realista possível. Harris foi auxiliado em seu romance pelo falecido cardeal inglês Cormac Murphy O’Connor, que participou dos conclaves de 2005 e 2013, enquanto o roteirista Peter Straughan e os cineastas receberam um tour privado pela Capela Sistina. O filme acerta em muitos detalhes. Vemos cardeais chegando com suas malas de pernoite ao iniciarem o processo e cenas deles fumando um cigarro antes. Ele recria os quartos na casa de hóspedes – a Domus Sanctae Marthae – onde os cardeais se hospedam durante o conclave, com refeições comunitárias e ônibus transportando-os de um lado para outro entre as sessões de votação. Também nos é mostrado o lacramento do quarto do Papa falecido e a destruição de seu anel, os juramentos feitos pelos cardeais antes da votação, o uso de produtos químicos para garantir a cor correta da fumaça que sai da chaminé para indicar o resultado (preta para nenhuma decisão e branca para mostrar que um papa foi escolhido), e a varredura da Capela Sistina em busca de dispositivos de escuta. Há, no entanto, pequenos erros, como detalhes sobre a disposição das mesas na Capela Sistina e a forma como os cardeais se dirigem uns aos outros. Mas a parte menos crível do filme é seu improvável final, que não revelaremos aqui”.
O que disse a crítica: Marcelo Müller do site Papo de Cinema avaliou com 3,5 estrelas, ou seja, muito bom. Escreveu: “’Conclave’ é aquele tipo de filme que costumeiramente denominamos de cinemão. Visualmente bonito, bem filmado, com interpretações fortes e mensagens claras (...) ele é feito muito mais de gestos enfáticos do que de subentendidos. Suas pautas e observações estão disponíveis na superfície, ou seja, não é preciso mergulhar em metáforas ou afins para compreender sobre o que a trama fala, pois ela discute tudo abertamente. (...) Há muito assuntos inseridos nesse trâmite burocrático do conclave. No entanto, nenhum deles ganha tantos aprofundamentos”. Outro problema, segundo ele, é que “a produção tem um elenco espetacular, mas alguns de seus membros são subaproveitados”.
Alexandre Almeida do site Omelete avaliou com 5 estrelas, ou seja, obra-prima. Disse: “’Conclave’ acha espaço para discussões atuais que a escolha do líder de uma potência com mais de 1.3 bilhão de seguidores sempre deveria exigir. É uma missão tão grande quanto salvar o mundo de um conflito nuclear ou desmantelar o assassinato de um presidente, e Berger entende isso ao fazer um dos grandes filmes do ano - e um thriller, no mínimo, sensacional”.
O que eu achei: O filme é muito bom. Eu já havia gostado bastante de “Nada de Novo no Front” (2022), do mesmo diretor, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional e agora, novamente, ele produz um filme bem executado, com uma fotografia, produção de arte e trilha sonora de primeira categoria e com um elenco excelente - Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, dentre outros – para nos contar como se dá um conclave, ou seja, a escolha de um novo papa. Então, se você, assim como eu, é fã dessas tramas que se passam no Vaticano, vai ter aqui um prato cheio, pois todo esse processo de votação, com toda a politicagem, intrigas, jogos de poder, candidatos progressistas de um lado e tradicionalistas de outro, mostrando homens falhos devido sua natureza humana ocupando cargos celestiais designados por Deus, fazendo suas campanhas e usando de artimanhas para derrubar um ou outro concorrente, estão presentes. É aquele tipo de filme conhecido como cinemão, mostrado naquela forma mais clássica com começo, meio e fim em ordem cronológica e sem muito espaço para invencionices contemporâneas. Um filme que não exige nenhum esforço do espectador para desvendar subtextos ou ler algo nas entrelinhas. O único porém fica por conta do fim extremamente improvável, não por conta de quem é escolhido nesse conclave, mas por conta da forma como o vencedor consegue reunir mais de 2/3 dos votos, mostrando uma igreja humanista e bem intencionada o que é pouco provável que seja assim na vida real. O filme termina e fica muito claro porque Ralph Fiennes foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. Sua performance é digna de ser colocada em um altar.