31.12.24

“Os Normais” – Fernanda Young & Alexandre Machado (Brasil, 2001-2003)

Sinopse:
Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) são noivos há sete anos, mas ainda não se casaram oficialmente. Eles têm basicamente os mesmos gostos e neuroses, mas brigam sempre. Apesar dos conflitos, cenas de ciúmes, brincadeiras e muita confusão, eles se consideram um casal normal.
Comentário: Segundo nos informa o site Wikipédia, “Os Normais” foi uma série de televisão brasileira, produzida pela TV Globo e exibida de 2001 a 2003, totalizando 71 episódios. Criada e escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, com direção geral de José Alvarenga Júnior e núcleo de Guel Arraes, a série segue os noivos Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães), que, apesar de passarem a maior parte do tempo juntos no mesmo apartamento, vivem em lares separados no Rio de Janeiro onde passam por situações inusitadas em cada episódio.
Rui é o típico carioca sossegado e alto astral que torce pelo Botafogo e trabalha no departamento de marketing de uma empresa. Sua noiva é a Vanilce, mais conhecida como Vani, uma vendedora de loja de roupas neurótica e atrapalhada. Os dois lidam com a vida inusitada, frequentemente mexendo com a metalinguagem e quebrando a quarta parede, falando direto com o espectador e pedindo a aparição de "miniflashbacks". A última cena é sempre composta por uma improvisação entre os dois.
Além da dupla Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães, outros atores participam eventualmente dos episódios como Selton Mello, Graziella Moretto, Diogo Vilela, Maria Luísa Mendonça e Marco Ricca, dentre outros.
Por conta da pornografia soft a classificação etária é 14 anos. O seriado acabou em 2003 por opção própria dos roteiristas, que acharam que o formato tinha se esgotado.
A série ganhou vários prêmios, entre eles o Troféu Imprensa de Melhor Programa Humorístico de 2002 e os prêmios de Melhor Humorístico no ano de 2001 e 2002 pelo Gran Premio de TV Latina.
A partir da série original, foram gerados dois filmes:
- “Os Normais - O Filme” (2003), com direção de José Alvarenga Júnior, que conta a história de como Rui e Vani se conheceram;
- “Os Normais 2 - A Noite mais Maluca de Todas” (2009), também dirigido por José Alvarenga Júnior, no qual já se passaram 13 anos que eles são noivos e nada desse casamento sair, então para tirar a relação da rotina, Vani tem uma ideia que vai fazer com que eles tenham a noite mais maluca de suas vidas.
O que eu achei: Na época - começo dos anos 2000 - eu achava esse seriado muito engraçado. Agora revendo em pleno 2024 eu não posso dizer o mesmo, achei as histórias machistas demais com alguns episódios mostrando comportamentos gordofóbicos, coisa que na época a gente achava engraçado e não se dava conta do preconceito. Se dermos um desconto para a época em que foi feita, pode-se dizer que a primeira temporada é, sem dúvida, a melhor de todas. Os diálogos e situações criados pela saudosa Fernanda Young e pelo Alexandre Machado eram afiados. Na segunda temporada a sitcom decai consideravelmente, chegando na terceira e última temporada com os episódios desandando de vez, com as piadas já não funcionando tão bem. Foi certeira a decisão de parar nesse momento pois com certeza a série não sobreviveria a uma quarta temporada. Terminei de ver com a impressão de que a segunda e a terceira temporadas só se aguentaram no ar pela excelente química entre os atores Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres nos papéis de Rui e Vani. Uma coisa curiosa é que a Fernanda Torres, em diversos episódios, me lembrou demais a atriz e comediante americana Lucille Ball que também fez muito sucesso nos anos 50 com a sitcom “I Love Lucy” (1951-1957) no qual ela fazia par com o Ricky (Desi Arnaz). Terminei de assistir com essa forte impressão de ver em Vani uma Lucy atualizada.