Sinopse: A vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp) que vai passar uns tempos na mansão do industrial Paolo (Massimo Girotti), nos arredores de Milão. Com sua mera presença luminosa, o jovem, que passa o tempo lendo Rimbaud e cujo nome não é mencionado, seduz e faz amor com todos os membros da família: a mãe, Lucia (Silvana Mangano), o pai, Paolo, e os filhos adolescentes Odetta e Pietro. A primeira a se entregar a seus encantos é a criada Emilia (Laura Betti), a única proletária à vista. Cada um deles sai profundamente transformado da experiência.
Comentário: Segundo José Geraldo Couto para a Folha de São Paulo, "homossexual, católico e comunista, Pasolini sempre buscou o profano no sagrado, e vice-versa. Seu teorema pode ser lido como uma parábola ao mesmo tempo cristã e marxista, cujos momentos epifânicos são banhados pelo "Réquiem" de Mozart". Em "Teorema" um rapaz surge sem grandes explicações na casa de um empresário, seduzindo a todos e modificando suas vidas. Segundo Couto "o visitante misterioso pode ser tanto um Cristo redentor como um anjo exterminador, pois o teorema profético de Pasolini repousa sobre um paradoxo: justamente quando a burguesia industrial, ancorada na propriedade familiar, perde seu papel social, suplantada no capitalismo financeiro pelo capital sem nome e sem rosto, todas as classes passam a viver de acordo com os valores e aspirações burguesas. Se fosse um político, Pasolini (1922-75) teria feito disso um tratado. (...) Fazendo jus ao título, Pasolini realiza ali uma proposição lógica sobre a desagregação da família burguesa, "célula mater" da sociedade capitalista". Pasolini é diretor de "Accatone - Desajuste Social" (1961), "Saló" (1975) e "As Mil e Uma Noites" (1974).