18.3.11

"Juno" - Jason Reitman (EUA, 2007)

Sinopse: Aos 16 anos e sem muita experiência profissional, Juno (Ellen Page) engravida do amigo Bleeker (Michael Cera). Depois de contar a novidade ao pai (J. K. Simmons), ela resolve não abortar e sai à procura de pais adotivos que possam cuidar da criança, já que ela se sente emocionalmente incapaz de fazê-lo. Eis que ela conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal que se anima com a adoção. Mark é um compositor de jingles, fã de Melvins e Sonic Youth, e a música dará a "liga" ao relacionamento dele com Juno.
Comentário: Segundo Rubens Ewald Filho, "de todos os títulos concorrentes a melhor filme no Oscar, apenas este se tornou grande sucesso de crítica e público: arrecadou 143 milhões de dólares. Ganhou o Oscar de melhor roteiro original, escrito por Diablo Cody. Foi indicado ainda como direção e atriz. O êxito se estende também à trilha musical que chegou ao primeiro lugar, e à mania gerada pelas frases e expressões que viraram moda nos EUA. Talvez por ter sido tão premiado e feito tanto sucesso, fiquei com a sensação de que é superestimado. Não me pareceu uma revelação tão grande a garota Ellen Page, de 20 anos, em parte porque ela repete aqui o que já vimos em outro filme, 'Menina Má.com'. (...) O filme foi também aprovado pelos católicos e ativistas contra o aborto, já que na trajetória de dúvidas e inseguranças, ela chega a pensar em tirar a criança, mas desiste na última hora. Os favoráveis ao direito ao aborto saíram perdendo mais uma vez. Ainda mais que este ano o tema também foi abordado, e solucionado de forma parecida, nas comédias 'Ligeiramente Grávidos' e 'Garçonete'. De qualquer forma, não há qualquer novidade nas resoluções e escolhas. Nem me parece ajudar muito na atual crise de diversas adolescentes pelo mundo grávidas e obrigadas a criar filhos sem estarem preparadas para isso. O filme, ainda que melhor do que a média das comédias de adolescente, não me pareceu tão especial. Talvez devido aos inúmeros filmes tão clichês e superficiais, quando surge algum um pouco mais humano e sincero as pessoas se surpreendam. O diálogo é mais esperto, mais natural, mas a impressão é de que foi a explosão de Miss Page que conquistou a platéia". Na trilha sonora, além de Melvins e Sonic Youth, há Moldy Peachs, Belle & Sebastian e Cat Power, dentre outras.