10.3.24

“Sob Suspeita” - Sidney Lumet (EUA/Alemanha, 2006)

Sinopse:
O mafioso Jackie DiNorscio (Vin Diesel) é preso sob a acusação de tráfico de drogas. Ele se recusa a testemunhar contra seus antigos companheiros da família Lucchesi, pois não quer dedurar amigos que tanto ama. Quando um promotor ambicioso o traz de volta ao tribunal, ele próprio decide se defender, sem a ajuda de um advogado. Isso é inicialmente visto com descrença, mas a sua marcante presença e seu conhecimento da lei podem mudar o rumo do julgamento.
Comentário: Sidney Lumet (1924-2011) foi um cineasta americano que dirigiu mais de 50 filmes. Assisti dele apenas um chamado "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" (2007), excelente por sinal. Desta vez vou encarar “Sob Suspeita” (2006), o penúltimo filme rodado pelo diretor.
Daniel Fontana do site Formiga Elétrica nos conta que o filme é “sobre a história real do julgamento federal mais longo [dos EUA], envolvendo múltiplos acusados da máfia italiana. O personagem principal desse episódio singular foi o mafioso Giacomo “Jackie Dee” DiNorscio, que optou por fazer sua própria defesa durante os 21 meses em que foi um dos réus na corte, mesmo não tendo nenhum tipo de instrução em direito, nem mesmo estudado muito na vida. Parece um papel bastante atraente para qualquer ator, e ele acabou caindo no inesperado colo de Vin Diesel. (...) Consta no IMDB que sua presença foi uma indicação do verdadeiro Jackie DiNorscio, que morreu durante a produção do filme. (...) O filme começa com um atentado fracassado contra DiNorscio, em sua própria casa e cometido por seu próprio primo. O caso complica sua condição de liberdade condicional, pois ele se nega a acusar o culpado. Pego em flagrante numa transação de drogas, é condenado a uma pena de trinta anos. O promotor lhe oferece um acordo em troca da redução da pena, pois ele e muitos dos seus colegas criminosos serão julgados ao mesmo tempo, graças à lei federal R.I.C.O., que prevê condenações baseadas em acusações de conspiração. Jackie, que já havia evitado delatar seu primo, se nega a ajudar e passa pelo mesmo processo com os outros. A diferença é que ele havia demitido o advogado e assume sua própria defesa como a lei do Estado permite. Debochado e sem muito a perder, sendo o único do grupo que já cumpre pena por outro crime, o personagem procura ganhar a simpatia dos jurados como pode, mesmo que acabe atrapalhando o trabalho dos verdadeiros advogados”.
Para se parecer com o mafioso, Vin Diesel precisou ganhar mais de quinze quilos, além de se submeter a horas de maquiagem.
O que disse a crítica: Silvio Pilau do site Cineplayers avaliou com 3,5 estrelas, ou seja, bom. Escreveu: “Além de se tratar de uma história real, a narrativa é construída de forma a fazer o espectador ficar do lado de DiNorscio e sua equipe, esperando por um veredito de inocente. De certa forma, o vilão do filme é o promotor. É uma abordagem que pode causar repulsa a alguns, mas que encontra sua justificativa quando se analisa que o filme nada mais é do que a visão dos próprios criminosos sobre o caso. Lumet jamais atesta o fato de os réus estarem corretos em suas atitudes, apenas conta a história a partir do ponto de vista deles. (...) ‘Sob Suspeita’ está longe de ser uma obra-prima, mas não deixa de ser reconfortante ver o responsável por clássicos como ‘Doze Homens e uma Sentença’, ‘Serpico’ e ‘Um Dia de Cão’ realizar, mais uma vez, um filme realmente digno de recomendação”.
Gilberto Silva Jr. do site Contracampo gostou muito. Segundo ele, neste filme Lumet subverte alguns princípios básicos de seus filmes anteriores já que, desta vez, o protagonista é um mafioso que nunca deixa de ser apresentado como criminoso e a quem não se procura escamotear os delitos que cometera no passado, justamente o oposto do herói ‘lumetiano’ clássico. Outra surpresa foi ele escalar Vin Diesel, astro de filmes pouco valorizados, no papel principal, sendo que nos anteriores ele sempre optou por atores virtuosos e consagrados como Al Pacino e Paul Newman. Sobre o filme em si ele diz: “nada supera a coragem de se retratar de forma gloriosa, quase catártica, a absolvição de um bando de mafiosos perigosos, por um júri declaradamente de saco cheio. A sequência da saída do tribunal é igualmente inspirada e debochada e antecipa brilhantemente a conclusão de um filme que beira o niilismo ao sugerir que, dentro do atual estado das coisas na sociedade americana, o último bastião da preservação dos valores tradicionais da honra e da família estariam justamente nos criminosos”.
O que eu achei: O filme se baseia numa história real ocorrida nos anos 80 nos EUA, de um mafioso chamado Jackie DiNorscio que, após pegar 30 anos de prisão por tráfico de drogas, demite seu advogado e, sem muita instrução em Direito, resolve se autodefender. É um filme de tribunal com bastante falatório que ficou muito prejudicado pela péssima versão dublada que assisti no streaming da Amazon Prime. Outro ponto negativo foi ver Vin Diesel no papel principal. Dizem que Sidney Lumet o chamou após o próprio mafioso dizer que gostaria desse ator lhe representando. O interessante aqui é saber que o mafioso obteve sucesso nesse julgamento que é considerado um dos mais longos da história dos EUA. Conta-se que levou 21 anos para ser finalizado. O caso real ocorreu em agosto de 1985. As autoridades de Nova Jersey indiciaram Anthony Accetturo, Martin e Michael Tattiva, além de dezoito dos homens da família Lucchese que comandavam uma facção criminosa em Jersey, mas que tinha sede em Nova York. Essa foi a primeira vez em Nova Jersey que uma família inteira do crime organizado foi indiciada num único processo. O final - que não é um spoiler por se tratar de uma história real amplamente divulgada pela mídia - mostra Jackie DiNorscio cumprindo apenas 17 anos e meio dos 30 a que havia sido condenado, sem jamais cooperar com a Promotoria Federal contra o crime organizado. Ele simplesmente consegue a façanha de, com seu carisma, fazer o júri desconsiderar montanhas de evidências contundentes. Jackie morreu aos 64 anos durante a produção desse filme. É uma daquelas histórias em que a realidade dos fatos supera a ficção.