15.4.24

“Butch Cassidy e Sundance Kid” - George Roy Hill (EUA, 1969)

Sinopse:
Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford) são dois ladrões e ganham a vida assim. Certo dia assaltam um comboio de uma pessoa muito importante, que não vai dar trégua aos dois amigos, contratando um grupo de cowboys comandado por um xerife incorruptível (Jeff Corey). Os dois amigos fazem de tudo para escapar, até que, num ato de desespero, fogem para a Bolívia, na América do Sul.
Comentário: Trata-se do filme número 69 da lista dos 100 Essenciais elaborada pela Revista Bravo! em 2007. A matéria diz: “Este western conta a história, baseada em fatos reais, vivida pelos amigos Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford) e seu grupo de assaltantes de trens e bancos (Bando do Buraco na Parede), que fogem da polícia por todos os Estados Unidos e depois para a Bolívia. Juntos, eles funcionam como muitas outras duplas: Cassidy é o cérebro, expert em arquitetar planos para conseguir dinheiro ilegal. Sundance é o executor, atira como ninguém. Apesar de foras-da-lei, a dupla conquista a simpatia do público pelo humor. Assim, Roy Hill popularizou a lenda em torno da dupla de criminosos que já era conhecida, mas tornou os bandidos agradáveis ao público (graças também ao poder de sedução dos então galãs Newman e Redford, que retornariam juntos em 1973 em ‘Golpe de Mestre’, outro grande sucesso do mesmo diretor). O retrato da dupla no filme se torna, graças ao roteiro assinado pelo escritor William Goldman, uma releitura do gênero western tradicional, com homens durões de ambos os lados da lei, e passa a ser uma comédia ambientada em um cenário e com uma história que normalmente seriam usados para os westerns. Mais ainda, os diálogos e as situações se aproveitam do gênero para aumentar o efeito cômico, às vezes exagerando e ironizando situações típicas do western, na direção oposta adotada por cineastas como Sergio Leone e Sam Peckinpah em suas reinterpretações do gênero. E há ainda uma dose de romance na personagem Etta Place (namorada de Sundance), numa interpretação encantadora de Katharine Ross. Entre os astros cotados na época para desempenhar a dupla central estiveram Marlon Brando, Jack Lemmon, Dustin Hoffman, Warren Beatty e Steve McQueen. Este último recusou ao saber que lhe reservava o papel de Sundance Kid e que, nos créditos, seu nome apareceria depois do de Paul Newman, tido como o astro principal. ‘Butch Cassidy’ foi uma das grandes bilheterias da história e recebeu sete indicações ao Oscar, das quais ficou com os de Melhor Roteiro, Trilha Sonora, Fotografia e Canção, para ‘Raindrops Keep Falling' on My Head’, de Burt Bacharach e Hal David”.
O que eu achei: O filme reinventa o gênero western com sua leveza e comicidade. A dupla Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), com seus atores no auge da juventude, traz aquele ar fresco para a trama repleta de camaradagem nas suas investidas para roubar dinheiro de bancos e trens. Etta Place (Katharine Ross) completa o trio de amigos representando a moça meiga e sedutora, papel esse que nos anos 60/70 era bem aceito mas que, atualmente, seria alvo de críticas feministas diversas. De qualquer forma, considerando a época em que foi feito, é um filme agradável que vale a pena ser visto. Atenção à cena na qual Butch Cassidy leva Etta Place para dar um rolê de bicicleta embalada pela música “Raindrops Keep Fallin ‘on My Head” de Burt Bacharach interpretada por B. J. Thomas. É daqueles filmes gostosos de se ver. Se jogue.