17.12.17

“The B-Side Elsa Dorfman’s Portrait Photography” - Errol Morris (EUA, 2016)

Sinopse: Conhecida por seus polaroides gigantes, Elsa Dorfman é especialista em tirar retratos. Suas lentes já registraram desde artistas, escritores e poetas, como Bob Dylan e Allen Ginsberg, até membros de sua família, recém-casados e bebês, por exemplo. Após décadas de uma carreira promissora, agora é a sua vez de estar na frente das câmeras.
Comentário: Segundo Leonardo Campos do Plano Crítico, "É como aquele lance motivacional: se você não acredita em seu material, quem vai comprar a sua ideia? 'The B-Side – Elsa Dorfman’s Portrait Photography' vende um produto com conteúdo relevante, mas com pouca animosidade, algo que pode afastar os mais inebriados pela atmosfera vibrante da arte. Ademais, como registro histórico, a produção é uma beleza. Pode até ter 'um porém' no viés do entretenimento, mas constrói algo relevante ao traçar a trajetória da biografada em paralelo aos diversos contextos históricos de sua atuação fotográfica. O fato de ter registrado Jorge Luis Borges, Audre Lorde, Anne Sexton, Anais Nin, dentre outros, coloca Elsa Dorfman num patamar privilegiado da realização artística do século XX. Num breve panorama, da primeira fotografia polaroid feita por Edwin H. Land em 1948 ao final de seu processo de produção com a falência da empresa patenteada em 1929 e fechada em 2008, o documentário também nos permite conhecer um pouco mais do mecanismo desta modalidade fotográfica produzida instantaneamente, sem o mecanismo de revelação tradicional que hoje chamamos de impressão, algo que no passado, dava ao autor da fotografia a sensação imediata de contato com as imagens registradas, recursos que na cultura dos smartphones, já é algo banal/corriqueiro".